segundo Reinado Exercícios de Fixação
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segundo Reinado Exercícios de Fixação
Exercícios de Fixação
1. (Unesp) Leia os versos e responda.
Por subir Pedrinho ao trono,
Não fique o povo contente;
Não pode ser coisa boa
Servindo com a mesma gente.
Quem põe governança
Na mão de criança
Põe geringonça
No papo de onça.
(Versos anônimos. In Lilia Moritz Schwarcz, "As barbas do imperador")
A) A qual episódio da história brasileira os versos fazem referência?
B) Por que D. Pedro II tornou-se imperador, antes dos dezoito anos, como previa a Constituição?
2-Considere as afirmações a seguir:
I - O parlamentarismo às avessas consolidou o revezamento dos partidos no poder e as eleições fraudulentas.
II - O imperador apresentava-se à opinião pública como uma figura neutra, pois aparentemente não era responsável pela escolha do ministério e nem pela composição da Câmara.
III - O parlamentarismo brasileiro seguia rigidamente o modelo europeu, sendo o poder de governar atribuição do chefe de governo e não do chefe de Estado.
IV - O poder moderador contribuiu para que o parlamentarismo brasileiro fosse autônomo e sem a ingerência do imperador.
Relativamente às afirmações anteriores, referentes ao Parlamentarismo no Brasil durante o Segundo Reinado, podemos afirmar que:
a) somente I e III são corretas.
b) somente I e II são corretas.
c) somente III e IV são corretas.
d) todas são corretas.
e) todas são incorretas.
3. Analise a frase a seguir:
“Nada mais parecido com um saquarema (conservador) do que um luzia (liberal) no poder, e nada mais parecido com um luzia (liberal) do que um saquarema (conservador) no poder”
Explique o sentido dessa frase levando em consideração a situação política brasileira no segundo reinado e a consequente situação social para a população pobre.
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1. (Unesp) Leia os versos e responda.
Por subir Pedrinho ao trono,
Não fique o povo contente;
Não pode ser coisa boa
Servindo com a mesma gente.
Quem põe governança
Na mão de criança
Põe geringonça
No papo de onça.
(Versos anônimos. In Lilia Moritz Schwarcz, "As barbas do imperador")
A) A qual episódio da história brasileira os versos fazem referência?
B) Por que D. Pedro II tornou-se imperador, antes dos dezoito anos, como previa a Constituição?
2-Considere as afirmações a seguir:
I - O parlamentarismo às avessas consolidou o revezamento dos partidos no poder e as eleições fraudulentas.
II - O imperador apresentava-se à opinião pública como uma figura neutra, pois aparentemente não era responsável pela escolha do ministério e nem pela composição da Câmara.
III - O parlamentarismo brasileiro seguia rigidamente o modelo europeu, sendo o poder de governar atribuição do chefe de governo e não do chefe de Estado.
IV - O poder moderador contribuiu para que o parlamentarismo brasileiro fosse autônomo e sem a ingerência do imperador.
Relativamente às afirmações anteriores, referentes ao Parlamentarismo no Brasil durante o Segundo Reinado, podemos afirmar que:
a) somente I e III são corretas.
b) somente I e II são corretas.
c) somente III e IV são corretas.
d) todas são corretas.
e) todas são incorretas.
3. Analise a frase a seguir:
“Nada mais parecido com um saquarema (conservador) do que um luzia (liberal) no poder, e nada mais parecido com um luzia (liberal) do que um saquarema (conservador) no poder”
Explique o sentido dessa frase levando em consideração a situação política brasileira no segundo reinado e a consequente situação social para a população pobre.
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