aulas historia e geografia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

AS Revoltas do Período Republicano

Ir para baixo

AS Revoltas do Período Republicano  Empty AS Revoltas do Período Republicano

Mensagem por Admin Sáb Set 28, 2013 9:35 am

A rápida modernização e o crescimento urbano e populacional trouxeram muitos problemas sociais durante a República velha.
            No início do século XX, a cidade do Rio de Janeiro, como capital da República, apesar de possuir belos palacetes e casarões, tinha graves problemas urbanos. Com o declínio do trabalho escravo, a cidade passou a receber grandes contingentes de imigrantes europeus e de ex-escravos, atraídos pelas oportunidades que ali se abriam ao trabalho assalariado.
Entre 1872 e 1890, sua população duplicou, passando de 274 mil para 522 mil habitantes. Entre os principais problemas urbanos podemos citar:  rede insuficiente de água e esgoto, coleta de lixo precária e cortiços super povoados. Nesse ambiente proliferavam muitas doenças, como a tuberculose, o sarampo, o tifo e a hanseníase. Alastravam-se, sobretudo, grandes epidemias de febre amarela, varíola e peste bubônica.  O Rio de Janeiro era conhecido como a cidade da morte.

AS Revoltas do Período Republicano  Revoltadavacina-121019113335-phpapp01-thumbnail-4

            Preocupado com esse cenário o presidente Rodrigues Alves e o  prefeito Pereira Passos  começaram a realizar um projeto de  reforma urbana, que ficou conhecido como bota abaixo, em razão das demolições dos velhos prédios e cortiços, que deram lugar a grandes avenidas, edifícios e jardins. Milhares de pessoas pobres foram desalojadas à força, sendo obrigadas a morar nos morros e na periferia.

AS Revoltas do Período Republicano  Slide-3-638

A Constituição de uma sociedade urbanizada e burguesa no inicio da República idealizavam uma capital federal  com ares europeus, para isso deveriam limpar o centro da cidade  começando pela classe pobre que formava o operariado que teimava em residir no centro. A cidade deveria se reerguer linda e maravilhosa.
AS Revoltas do Período Republicano  20071228-03011903%20-%20blog%20capa%201

A  imagem e o dialogo a  a seguir  indicam aspectos marcantes dessas reformas. AS Revoltas do Período Republicano  6222
Figura I "O inquilino: - Mas, então, eu pago-lhe o aluguel pontualmente e o senhor consente que me ponham os troços na rua?!
O senhorio: - Meu amigo, tenha paciência: São cousas da Prefeitura! Trate de ver outra casa...
O inquilino: - Aonde? Pois o senhor não vê que não há? Que só há palácios de mármore e granito? Igrejinhas para música e pagodes e o raio que os parta?
O senhorio: - Que quer que lhe faça! O governo quer embasbacar a estranja, mostrando-lhe uma taboleta supimpa!
O inquilino: - Taboleta de Casa de Orates, de Hospício de Malucos! Estas cousas nunca se fazem assim! Primeiro acomodam-se os pobres! Aqui, dá-se-lhes um pontapé! Muito bonito, isto, hein?
O senhorio: - Que quer que lhe faça?"

Figura II O médico: - Esta injeçãozinha é precisa para poder vestir a sua toilette nova.

(Adaptado de BRENNA, Giovanna Rosso Del (org.). "O Rio de Janeiro de Pereira Passos". Rio de Janeiro: Index, 1985.)

Agora faça uma pesquisa  dizendo o que foi a Revolta da Vacina, citando as principais causas, e incluindo pelo menos 3  imagens  que representam essa revolta (podem ser charges). Agora mãos a obra!!!

Admin
Admin

Mensagens : 21
Data de inscrição : 10/08/2013

https://historiaegeografiat5.directorioforuns.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos